Barômetro de mercúrio
Descrição
O Barômetro de mercúrio é utilizado para aferir a pressão atmosférica a partir da altura de uma coluna de mercúrio [1,2]. Surgiu no século XVII, a partir da observação de Galileu Galilei, feita em seu livro "Discurso sobre as Duas Novas Ciências" (1638), de que a água não podia ser sugada a uma altura superior a 10 m [2]. Evangelista Torricelli sugeriu que a causa fosse a pressão atmosférica. Ele conjecturou que, pelo fato de o mercúrio ser cerca de 13,6 vezes mais denso que a água, uma coluna de mercúrio, elevada sobre um recipiente com este mesmo material, ficaria a uma altura de 76 cm, aproximadamente. Para isso, sugeriu a "experiência Torricelli", realizada por seu amigo Vincenzo Viviani, a qual consistia em montar um tubo de vidro com uma extremidade aberta e a outra fechada, de aproximadamente 1 m, virado com a parte aberta voltada para um recipiente contendo mercúrio. De fato, a coluna do mercúrio permaneceu elevada até 76 cm e, acima da coluna de mercúrio, formou-se vácuo. Em 1648, Blaise Pascal notou que a altura da coluna de mercúrio variava com a altitude [1]. Com estas descobertas, diversos barômetros foram desenvolvidos e amplamente comercializados na Europa [3].
Este modelo pertencente ao AMF foi desenvolvido no século XX, pela empresa alemã W. Lambrecht KG. Há registros da comercialização de um equipamento semelhante a este no panfleto "Quecksilber-Barometer" (1955), com a identificação "Nr. 604 Quecksilber-Barometer nach Lambrecht" ("Nº 604 - Barômetro de Mercúrio Lambrecht", em português).
[1] Nussenzveig, H. M. Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações, Ondas e Calor; 4ºed; São Paulo; Editora Blucher (1997); p. 9.
[2] Sauvage, P.; Hosson, C. Approaching the concept of atmospheric pressure: an interview based on Torricelli's barometer. GIREP-ICPE-MPTL International Conference "Teaching and Learning Physics Today: Challenges? Benefits?", Aug 2010, Reims, France. Disponível em: https://hal.science/hal-01663279v1. Acesso em: 22 de Nov. de 2024.
[3] Redhead, P. A. History of Vacuum Devices; CERN Accelerator School: Vacuum Technology; editado por S. Turner; Geneva; 1999; pp. 281 - 282. Disponível em: https://cds.cern.ch/record/402784. Acesso em: 21 de Nov. de 2024.
Informações técnicas
Fabricante/Revendedor: Wilh. Lambrecht KG Gottingen
Dimensões: 12 cm x 6,5 cm x 100 cm
Este equipamento possui uma escala de 1/10 mmHg, com possibilidade de ajustes, tanto na parte superior, quanto na parte inferior. Possui também um termômetro de vidro com escala e prumo. Sua massa total é de aproximadamente 3,2 kg.
Situação atual: Em funcionamento.
Links Relacionados
Artigos em português:
Artigos em outros idiomas:
Vídeos em Português
Vídeos em outros idiomas
Redes Sociais