Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Hemisférios de Magdeburgo
Início do conteúdo da página

Hemisférios de Magdeburgo


Descrição

Os Hemisférios de Magdeburgo marcam o início da história dos dispositivos de vácuo. Eles foram desenvolvidos, no século XVII, pelo alemão, Otto Von Guericke (1602 - 1686),  Burgomestre de Magdeburgo. Este equipamento é feito de metal, possuindo dois hemisférios e uma válvula, viabilizando a entrada e saída de ar. Para o seu funcionamento, unem-se os hemisférios, sem fixá-los, retira-se o ar interno com a esfera fechada e, portanto, cria-se uma região de vácuo. Esse fenômeno mantém as metades fortemente fixadas uma à outra, devido à presença da enorme pressão atmosférica na parte externa dos hemisférios [1,2].

[1] Redhead, P. A. History of Vacuum Devices. CERN Accelerator School: Vacuum Technology, editado por S. Turner, Geneva, 1999, pp. 281 - 282. Disponível em: https://cds.cern.ch/record/402784. Acesso em: 21 de Nov. de 2024.

[2] Nussenzveig, H. M.  Curso de Física Básica 2: Fluidos, Oscilações, Ondas e Calor. 4ºed. São Paulo. Editora Blucher (1997). pp. 9. 


Conceitos e Princípios Físicos Abordados

Pode-se abordar pressão, pressão atmosférica, diferença de pressão e vácuo parcial.


Informações técnicas

Fabricante/Revendedor: Phywe

Diâmetro: 8,5 cm

No catálogo intitulado “Parte III - Aparatos de Física”, da empresa alemã Phywe, é informado que esse item é feito de latão, possuindo suportes para agarrar, conexão para uma bomba de vácuo e uma válvula. 


Links Relacionados

Artigos em português:
Artigos em outros idiomas:
Vídeos em português:
Vídeos em outros idiomas:
Fim do conteúdo da página