Pirômetro com quadrante Deyrolle

Descrição
O pirômetro com quadrante é um equipamento utilizado para demonstrar a dilatação linear de bastões metálicos em função da variação de temperatura. Um dos primeiros registros do uso de um pirômetro data de 1731 e foi realizado pelo físico holandês Pieter van Musschenbroek (1692–1761), na obra Tentamina Experimentorum Naturalium [1].
O modelo em questão foi fabricado pela empresa francesa Les Fils d’Émile Deyrolle (1831–2003). Seu funcionamento consiste no aquecimento do bastão metálico, provocando sua expansão linear. Essa expansão gera o deslocamento de uma alavanca conectada a um ponteiro, que se move sobre um quadrante graduado. Dessa forma, uma dilatação linear extremamente pequena da barra é convertida em um deslocamento angular perceptível do ponteiro.
A dilatação linear absoluta observada depende dos seguintes fatores: a variação de temperatura sofrida pelo bastão, o coeficiente de dilatação linear do material e o comprimento inicial da barra metálica.
Acredita-se que este instrumento seja remanescente da extinta Escola de Engenharia do Pará (1931 - 1970), depois pertenceu ao Núcleo de Física e Matemática (NFM) (1961 - 1969) da Universidade Federal do Pará, e posteriormente, passou a fazer parte do Laboratório de Física da UFPA, fundado em 1973.
[1] Musschenbroek, Petrus van. Tentamina experimentorum naturalium captorum in Academia del Cimento, 1731. Disponível em: https://ia802808.us.archive.org/35/items/b30416541/b30416541.pdf. Acesso em: 11 jul. 2025.
Informações técnicas
Fabricante/Revendedor: Les Fils d’Émile Deyrolle
Dimensões: 36 cm x 11 cm x 20 cm
No catálogo intitulado "Physique – Instruments de Précision", da empresa Deyrolle, publicado em 1907, identificamos um equipamento semelhante ao pertencente ao AMF, denominado "Pyromètre à cadran".
A seguir, apresentamos a descrição do equipamento (em francês) no referido catálogo:
"Pyromètre à cadran (fig. 161) pour la démonstration de la dilatation linéaire des métaux, avec tiges carrées : grille à alcool ou à gaz suivant demande. À moins d’indication contraire, l’appareil est fourni avec grille à alcool."
Tradução livre:
"Pirômetro com quadrante (fig. 161) para a demonstração da dilatação linear dos metais, com hastes quadradas: aquecedor a álcool ou a gás, conforme solicitado. Na ausência de indicação em contrário, o aparelho é fornecido com aquecedor a álcool."
Links Relacionados
Artigos em português:
- Pirômetro com escala. Museu Virtual de Ensino de Física (UFOP)
- Pirômetro com quadrante. Acervo Museológico da Física da UFPA
- Pirómetro. O Engenho e a Arte. Catálogo do Museu de Física da Universidade de Coimbra
- Pirómetro de Nollet. O Engenho e a Arte. Catálogo do Museu de Física da Universidade de Coimbra
- Pirômetro de alavanca ou Dilatômetro. Sala de Demonstrações de Física (UFMG)
Artigos em outros idiomas:
- Catálogo de equipamentos Les Fils d'Émile Deyrolle, p. 37 (1907)
- Pyrometer. Ingenuity and Art. Catalog of the Physics Museum of the University of Coimbra
- Nollet's pyrometer. Ingenuity and Art. Catalog of the Physics Museum of the University of Coimbra
- O livro Tentamina Experimentorum Naturalium (1731), traduzido do italiano para o latim e comentado por Pieter van Musschenbroek, descreve o precursor do pirômetro a partir da página 336 do PDF (ilustração na pág. 345)
- Useful Knowledge: Natural philosophy (Vol. 2). (1832). London: Baldwin and Cradock
- Daniell's Register Pyrometer, by J. Newman, London, c. 1830-1850. University of Oxford
- Pirómetro de cuadrante graduado. Museo del IES Canarias Cabrera Pinto
Vídeos em Português:
- Experimentando: Dilatômetro linear VII/ Linear dilatometer VII. Laboratório de Demonstração - UFPA (YouTube)
- Experimentando: Dilatômetro linear VI/ Linear dilatometer VI. Laboratório de Demonstração - UFPA (YouTube)
Vídeos em outros idiomas:
Redes Sociais